<$BlogRSDUrl$>

boas dicas, miados, risos

TOCA RAUL

24 agosto 2003

Estive ontem numa apresentacao de um projeto social chamado Humana. Conheci primeiro o brexó em Berlim. Depois vi um anúncio aqui no Der Standard, chamando voluntários.
No que eu entendo, trabalho voluntário é atividade nao-remunerada. O que eu nao esperava é que, além de nao-remunerada, a atividade ainda tivesse que ser paga.
Nao tenho com questionar o trabalho da Humana na África, porque nunca fui a Mocambique ou Angola ou Zâmbia. Tenho, sim, o que dizer da apresentacao feita aqui em Viena, ontem à tarde. 4 horas de apresentacao, em que ficamos conhecendo muito do trabalho da Humana e pouco do trabalho dos voluntários. Muita informacao e pouca explicacao. Muita contradicao. Pouca comunicacao com a pessoa com quem troquei emails até esta reuniao. Enfim, o que seriam estes tais 6 meses de treinamento em Tvild, na Dinamarca?? Por que custam 350€ e o participante ainda tem que conseguir 600€ em doacoes na rua? Por que a raiva do garoto, citando o caso de um dinamarquês que, ao desistir no meio do curso, teve que pagar nao sei quanto?
Foi uma pena. Eu queria mesmo ir ajudar o pessoal em Mocambique. Mas, antes mesmo de terminar a apresentacao e eu ouvir todas essas baboseiras que eu ouvi no fim, eu pensei no Brasil. Nao vai tao mal quanto a África, mas tem muito trabalho voluntário a ser feito por lá. E a precos muito mais módicos. Tomei vergonha e decidi que iria pesquisar sobre trabalho voluntário no Brasil, pra quando eu voltar...
Comments []
<$BlogCommentBody$>
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?