<$BlogRSDUrl$>

boas dicas, miados, risos

TOCA RAUL

20 maio 2003

Tenho 87 anos
Ando normalmente pelas ruas de Viena. Moro aqui na Lederegasse 34, quase esquina com a Josefstädterstraße. Regiao muito bem servida de transporte. De um lado, o cinto; do outro, o anel. Nao obstante a minha idade, com meu Jahreskarte posso mover-me livremente pela cidade: do 13A da porta de casa até Neubaugaße e entao com o U3 até Zippererstraße. Depois volto e, em Landstraße pego o U4 até o Naschmarkt, comprar especiarias e acepipes. Posso entao voltar com o mesmo 13A.

Entrar no ônibus é tao difícil quanto entrar num bonde antigo, destes que também sao metrôs. (os bondes novos, como o J, na Josefstädter, têm o piso quase no nível da calcada). Me seguro no corrimao, puxo meu corpo com toda a forca que meus bracos podem suportar. Com a outra mao, seguro o guarda-chuva xadrez vermelho (meu favorito) e a sacola verde bandeira de compras. Mantimentos nao sao problema: vou ao Hofer, apenas dois pontos de 13A. Entao, quando já estou dentro do ônibus, fico paradinha na porta, afinal, sao apenas dois pontos. Poderia ir caminhando lentamente, mas está chovendo e cobri minha cabeca com este lenco branco de flores bege. Mas estou aqui na porta, gloriosa, aqui em cima, vendo a rua passar no janelao da porta. Há um movimento extra à minha volta dentro do ônibus, de pessoas olhando para mim, para os lugares vagos e para si...Finalmente alguém menciona um movimento de levantar e me pergunta se eu quero sentar. Eu já sabia. Nao, obrigada, ich steige gleich aus.
Comments []
<$BlogCommentBody$>
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?