<$BlogRSDUrl$>

boas dicas, miados, risos

TOCA RAUL

31 maio 2003

Panfletagem em Viena

A visao dos passantes

Burgtheater
Sim, vamos logo, a peca comeca às 19:30. Andem. Quem? A Frida? Ah, ela disse que vinha, nao sei. Anda, putz, esta carroca agora na saída do bonde. Olha lá a Frida! Lindo vestido cor de cobre, querida. Como brilha! E entao, você já leu Elisabeth II? Que que esta garota vem fazer na minha direcao...Ah, um flyer...Faszination Musik...Esta japa aqui na capa...Cleveland Orchestra...Mas onde? Acho que na Konzerthaus, quando? Nao sei, nao tem, vamos perguntar pra ela.

Birgit, eu tô com uma sensacao esquisita...O quê? Sei lá, algo de errado...Este bonde do Ring demora uma era! Tá quase na hora já. Hoje nao tem os oldies Rock´n´Roll de ontem na frente da Rathaus...Deixa o cavalo passar, Birgit. Vamo lá, chegamos. Cadê eles? Ai, meu Deus. Ah, Danke. Um flyer...Jazz & Beyond...Tudo no Porgy & Bess. Meu, eles nao estao aqui. É, vou ligar. Oi! Servus. Pois entao, eu e a Birgit estamos aqui na frente do Burgtheater. O quê? No Akademietheater? Ai, meu Deus, tá bom, tamos indo. Vamos perguntar pra garota do flyer...Onde? A pé é longe? De "D"? Obrigada.

Meus caros visitantes, bem-vindos à carruagem mais chique de viena. À sua esquerda, a Rathaus. À sua direita, o Burgtheater e...huu...olha só....que pecinha ali na frente, de shortinho e blusinha vermelhinha....Vou chamá-la...Vem aqui, vem aqui já....Ai, ela tá vindo, vou preparar meu chicotinho pra pegá-la...Esta egüinha...O que é isto? Um flyer?? Nao, garota, vem aqui no meu chicote...Arschloch? Eu? Imagina! Ahahah Êia, cavalinho!

A visao das panfleteiras

Jazzland
Ainda em frente ao Burgtheater:
- Onde fica o Jazzland?
- Pergunta pelo triângulo das Bermudas.
- Triângulo das bermudas??? Grande ajuda, procurar pelo triângulo das bermudas...Prefiro me perder pela Schwedenplatz mesmo....
Em frente ao Jazzland
Mais uma daquelas faixas que estao há um tempo espalhadas pelas igrejas da cidade: "abra as portas pra cristo". Desta vez, a faixa no chao e um pessoal cantando em volta. Parece religioso mesmo....Bitte. Nao entra muita gente neste Jazzland. Os que entram, nao querem saber de flyers. Nein, danke. Flyers da concorrência, do Porgy & Bess. O Phil Minton vai tocar lá...quando...em 2004!! Danke schön. Meu Deus, estes flyers vao contra toda e qualquer linha de raciocínio marketínico que eu já vi. Sem data do evento ou entao um evento pro ano que vem. Num flyer! Sao bonitos, há que se dizer. Bitte sehr. Alguém tá vindo falar comigo...Ele também tem um flyer, ótimo, vamos trocar...Eu te dou este, vc me dá este. Danke. Mas o dele é mais complicado...tá escrito "eu te peco, Jesus", em ingles, alemao e francês...tem um espaco pra escrever um pedido...tem que escrever o pedido e entregar na capelinha que eles fizeram lá no pé da escada...pois é, depois eu vou....Danke. Bitte. Bitte sehr...é a igreja carismática católica se espalhando pelo mundo...e nós, ali do lado, passamos por missionárias religiosas...eu tento entregar um flyer e a garota me diz: "nao, obrigado, nós acreditamos em outro Deus"....????? O outro, ao me ouvir dizer Concerto de Jazz, "ah, que bom, nada de religiao" olha o flyer "esta sim, é a melhor religiao..."Danke noch mal.

Burgtheater do outro lado
Velhinhos e vehinhas em pequenas bicicletinhas de selins e guidons altíssimos. Charmosas bicicletas com cestas cheias de compras. Um pedala e come, ao mesmo tempo, um pedaco de pizza. O patinador, pipoca. Aquele ali sobre os rollerplates, pernas abertas quase se jogando no poste do ponto do bonde. O "D" Nußdorf...1000 x Tische + Stuhle. O sol passando atrás do relógio da Rathaus. "Aceita um diferente?" Mundaréu de gente desceu do bonde. Vestidos florais. Saltos altos. Tem gente que nao pega mesmo. Uns velhos, a maioria jovens. Como os jovens sao...sei lá, altivos. Aquele jovem casal ali, pueril exemplo da futura burguesia vienense. Ele de terno pra ir no teatro. Abraca ela toda enfeitadinha. Parece entrada de baile. E vem vindo a multidao da direita, todo mundo assistir Elisabeth II. "Obrigada, eu já tenho" "Mas é diferente" O condutor da carruagem passa e observa. Só se vê a cabecinha dos passageiros, um nenê no colo. Um charmosao de preto está parado no meio da escada, em frente à entrada principal. Olhares, olhares...É só o que se consegue nesta cidade."1 Ring-Kai-Ring" www.pbs.jobservice.at. Na porta lateral, um seguranca fuma um cigarro. Na frente do teatro, uma garota fuma um cigarro ao lado de sua bicicleta. Está chegando a hora do terceiro sinal. Hoje nao tem Rock´n´Roll, nem bandeirolas T-mobile ou ORF. O charmoso continua esperando sua frau, irma, prima, o namorado. "Posso roubar um cigarro seu?" Cigarro, isqueiro. Nem uma palavra. De bicicleta, seguindo o Ring e o "D Nußdorf" Piknik im Stadtpark, Radio Ö3. Qual é a sintonia da rádio? Nao tem. Êta nóis publicidade vienense...
Comments []
<$BlogCommentBody$>
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?