<$BlogRSDUrl$>

boas dicas, miados, risos

TOCA RAUL

20 abril 2003

Depois do choque cultural, a verdadeira sauna

No corredor, homens de toalha fumando. Piadinha: "hora de fechar". Cada vez mais eu penso que nao entender o que as pessoas dizem é muito útil para a auto-protecao. Abro a porta da entrada e, na primeira sala, um barrigudo seca cuidadosamente seus pentelhos com um secador de...bem, do que for. Na sala ao lado, tiro a roupa e vamos lá tomar uma ducha quente. No chuveiro ao lado vejo, pelo espelho, que o suposto turco me olha. Desligo o chuveiro e vou me secando, passo pela pequena piscina de água gelada e pelo relógio de fundo branco, onde, entre os números 6 - 7 e 12 - 1, é vermelho. Faltam cinco minutos pro momento vermelho (que eu ainda nao sei o que significa) da meia-hora. Entro na câmara quente, um triângulo eqüilátero de no máximo 2 metros triangulares e meio. Em uma aresta, dois andares de arquibancada, em outra, três. Na aresta da porta, o forno, carvoes já branquinhos em cima, outros muitos embaixo. Já tem um pelado sentado lá, sento-me eu sobre a toalha, outro chega e deita relaxadamente. O relógio do lado de dentro há muito tempo marca 9:30. O termômetro oscila entre 60° e 100°. Do lado de fora, alguém grita "Aufguß" e entra um cara, uma toalha amarrada na cintura, outra na mao, um balde com água gelada e uma enorme colher de pau dentro. Fecha a porta. O triângulo entre as arquibancadas nao tem mais que um metro triangular e meio. Ele coloca o balde sobre o banco mais baixo e rega o forno, um "tssss" agradável precede o calorao! Entao comeca a coreografia: toalha sobre a cabeca, o figura tem que balancá-la de modo a movimentar o ar, sem encostar em ninguém. Manda vento quente pra cima, pra baixo, circulando. Toalha pra um lado, cruza as maos sobre a cabeca, toalha pro outro e os pelados gemendo, sentindo aquele vento quente entrando pelas orelhas. Tenho que proteger minhas regioes vermelhinhas, nao dá pra respirar pelo nariz. O regador dá um espirro e o piadista entra: "você é o primeiro que se resfria na sauna!" O regador segue agora com um movimento "hélice", se apóia numa perninha, dobra a outra, gira a toalha sobre a cabeca e entao irrompem as palmas dos suados espectadores. Fim da tortura, saem todos, tomam uma duchinha e caem na piscina geladinha, quenem aqueles lá na Sibéria que fazem um buraco na neve sobre o rio e se jogam na água gelada!! Choque térmico é adrenalina na veia!! E entao eu olho o relógio de fora e percebo que o momento vermelho passou. Vermelho-calor, carvao em brasa, pele ardendo, o cara se matando pro calor ser dividido entre todos. A tarefa pelo jeito nao é fácil. Girar aquela toalha sem encostar em ninguém...Um dia tinha um novato magrinho que, pela conversa, andou dando sem querer na cara de um freguês...Ele dizia "tô aprendendo!". Eu também estou aprendendo, pensei eu, a suportar este calor! Santa Maria da Sauna Moderna!
Comments []
<$BlogCommentBody$>
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?